
Modelo hipercubo integrado a um algoritmo genético para análise de sistemas médicos emergenciais em rodovias
2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0104-530x2006000100009
ISSN1806-9649
AutoresAna Paula Iannoni, Reinaldo Morábito,
Tópico(s)Transportation and Mobility Innovations
ResumoO modelo hipercubo, conhecido na literatura de problemas de localização de sistemas servidor para cliente, é um modelo baseado em teoria de filas espacialmente distribuídas e aproximações Markovianas. O modelo pode ser modificado para analisar os sistemas de atendimentos emergenciais (SAEs) em rodovias, considerando as particularidades da política de despacho destes sistemas. Neste estudo, combinou-se o modelo hipercubo com um algoritmo genético para otimizar a configuração e operação de SAEs em rodovias. A abordagem é efetiva para apoiar decisões relacionadas ao planejamento e operação destes sistemas, por exemplo, em determinar o tamanho ideal para as áreas de cobertura de cada ambulância, de forma a minimizar o tempo médio de resposta aos usuários e o desbalanceamento das cargas de trabalho das ambulâncias. Os resultados computacionais desta abordagem foram analisados utilizando dados reais do sistema Anjos do Asfalto (rodovia Presidente Dutra).
Referência(s)