Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cultura, mídias e identidades na Pós-modernidade

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/2175-795x.2009v27n1p47

ISSN

2175-795X

Autores

L.M. Coutinho, Elisa María Quartiero,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Neste artigo buscamos relacionar o fenômeno da globalização às questões culturais, formação de novas identidades e à crescente expansão das mídias nas sociedades contemporâneas. Discutimos a construção das novas identidades culturais que emergem frente à globalização, fruto da imbricada relação das identidades individuais, coletivas e midiáticas. Contextualizamos o espaço e o lugar que as mídias eletrônicas ocupam nestes tempos de pós-modernidade a partir do conceito de midiatização da sociedade e discutimos as possibilidades que a teoria dos modos de endereçamento traz para o entendimento da relação entre mídia, currículo e escola.

Referência(s)