
Educação à distância em processos de esterilização de materiais
2008; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 42; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0080-62342008000400012
ISSN1980-220X
AutoresMaria Cristina Ferreira Quelhas, María Helena Baena de Moraes Lopes, Edilene Aparecida Ropoli,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste artigo descreve as etapas de desenvolvimento de um curso de educação à distância (EAD) sobre Processos de Esterilização de Materiais, com o uso da Internet; sua avaliação por especialistas em processos de esterilização e em EAD; o perfil dos alunos e avaliadores; a participação dos alunos e sua opinião sobre o curso. O ambiente de aprendizagem escolhido foi o TelEduc. Utilizou-se a metodologia de ensino Aprendizagem Baseada em Casos (ABC). A população-alvo foi constituída por enfermeiros da Região Metropolitana de Campinas e cidades do Estado de São Paulo. Dos 58 enfermeiros convidados, 14 se inscreveram e 11 finalizaram o curso. O curso foi avaliado pelos juízes antes e após a sua aplicação. Um questionário do tipo Likert foi utilizado para avaliar a opinião dos alunos . A metodologia ABC favoreceu a participação dos alunos e o curso foi avaliado positivamente.
Referência(s)