Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação à distância em processos de esterilização de materiais

2008; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 42; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0080-62342008000400012

ISSN

1980-220X

Autores

Maria Cristina Ferreira Quelhas, María Helena Baena de Moraes Lopes, Edilene Aparecida Ropoli,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este artigo descreve as etapas de desenvolvimento de um curso de educação à distância (EAD) sobre Processos de Esterilização de Materiais, com o uso da Internet; sua avaliação por especialistas em processos de esterilização e em EAD; o perfil dos alunos e avaliadores; a participação dos alunos e sua opinião sobre o curso. O ambiente de aprendizagem escolhido foi o TelEduc. Utilizou-se a metodologia de ensino Aprendizagem Baseada em Casos (ABC). A população-alvo foi constituída por enfermeiros da Região Metropolitana de Campinas e cidades do Estado de São Paulo. Dos 58 enfermeiros convidados, 14 se inscreveram e 11 finalizaram o curso. O curso foi avaliado pelos juízes antes e após a sua aplicação. Um questionário do tipo Likert foi utilizado para avaliar a opinião dos alunos . A metodologia ABC favoreceu a participação dos alunos e o curso foi avaliado positivamente.

Referência(s)