Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aspectos afetivos e o desempenho acadêmico de escolares

1999; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0102-37721999000200008

ISSN

1806-9770

Autores

Adriana Vilela Jacob, Sônia Regina Loureiro, Edna Maria Marturano, Maria Beatriz Martins Linhares, Vera Lúcia Sobral Machado,

Tópico(s)

Cognitive and developmental aspects of mathematical skills

Resumo

Objetivou-se caracterizar através do Desenho da Casa-Árvore-Pessoa (HTP) e do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC) o funcionamento afetivo de 50 crianças com idade entre 8 e 12 anos, de ambos os sexos, com nível intelectual médio. Elas foram distribuídas em dois grupos de 25 sujeitos, um deles com atraso escolar, e o outro grupo apresentando desempenho escolar satisfatório e idade compatível à série cursada. Observou-se através destas técnicas que o rendimento escolar rebaixado nas crianças do grupo com atraso escolar pareceu relacionado a sentimentos de fracasso e a uma auto-imagem depreciativa. No grupo de crianças sem atraso escolar predominou, uma melhor utilização dos recursos intelectuais e afetivos, contudo associado a elevado nível de exigência. O estudo das variáveis afetivas e sua associação ao rendimento escolar puderam favorecer uma compreensão mais aprofundada da maneira como as crianças estão experimentando esta etapa do desenvolvimento.

Referência(s)
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