Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino de ciências e educação ambiental no nível fundamental: análise de algumas estratégias didáticas

2011; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1516-73132011000100009

ISSN

1980-850X

Autores

Ana Lúcia Gomes Cavalcanti Neto, Edênia Maria Ribeiro do Amaral,

Tópico(s)

Environmental Education and Sustainability

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo analisar estratégias didáticas utilizadas por professoras de Ciências para o desenvolvimento de temas ambientais nas turmas de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental II, de três escolas públicas do Município da Escada (PE); e avaliar se e/ou como tais estratégias contribuem para a implantação de uma proposta de Educação Ambiental Crítica nesse nível de ensino. Para análise da dinâmica discursiva das salas de aula observadas, utilizamos aspectos da estrutura analítica para o discurso da sala de aula de ciências proposta por Mortimer e Scott (2002). Os dados apontam que estratégias didáticas podem constituir elementos fundamentais para o desenvolvimento da EA Crítica, quando contribuem para que o processo educativo não se resuma ao uso do livro; valorizam o diálogo entre saberes em uma dinâmica interativa, e, ainda, apontam para a necessidade da inclusão dos princípios norteadores da EA Crítica na formação continuada de professores.

Referência(s)