
Dos saberes para ensinar aos saberes didatizados: uma análise da concepção de sequência didática segundo o isd e sua reconcepção na revista Nova Escola
2011; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1518-76322011000200009
ISSN1982-4017
AutoresLucas Moreira dos Anjos‐Santos, Priscila A. F. Lanferdini, Vera Lúcia Lopes Cristóvão,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoConsiderando a abrangência nacional de uma das maiores revistas especializadas em educação do Brasil e seu possível papel nas representações construídas por professores a partir dos conteúdos por ela veiculados, este artigo tem como objetivo analisar o conceito de sequência didática segundo o ISD e sua transposição didática pela revista Nova Escola. Para análise, partimos dos conceitos defendidos pela didática de línguas de Genebra da linha Interacionista Sociodiscursiva (ISD) (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) e sua (re)interpretação no quadro de didáticas de línguas estrangeiras no Brasil (CRISTOVÃO 2005, 2007, 2009; PETRECHE, 2008; BEATO-CANATO, 2009). Os resultados revelam divergências entre o conceito de SD defendido pelo ISD e as SDs publicadas pela Revista.
Referência(s)