
Por Pedagogias Participantes e Criativas na Paisagem e no Ambiente
2012; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Issue: 30 Linguagem: Português
10.11606/issn.2359-5361.v0i30p87-106
ISSN2359-5361
Autores Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoEste trabalho apresenta o Núcleo de Estudos da Paisagem do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade, que se funda na proposição da Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento e na conceituação da paisagem como experiências partilhadas e produção social do espaço. O trabalho argumenta sobre formas de aprender na e com a cidade, vivenciando coletiva e colaborativamente suas possibilidades, esperanças, dramas, contradições. Essa proposição estabelece um “objeto de pesquisa” relacional em muitos sentidos. Agrega a possibilidade poética a par da possibilidade de pensar a paisagem em suas estruturas territoriais, entrelaça sua dinâmica histórica com os modos de sua apropriação e transformação, exigindo a cooperação interdisciplinar, convidando à reflexão sobre a dimensão artística e sensível que mobiliza, tanto quanto da dimensão social, técnica e política. Como anexo, apresentamos a relação de pesquisas realizadas no NEP.
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