Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Por Pedagogias Participantes e Criativas na Paisagem e no Ambiente

2012; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Issue: 30 Linguagem: Português

10.11606/issn.2359-5361.v0i30p87-106

ISSN

2359-5361

Autores

Euler Sandeville,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Este trabalho apresenta o Núcleo de Estudos da Paisagem do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade, que se funda na proposição da Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento e na conceituação da paisagem como experiências partilhadas e produção social do espaço. O trabalho argumenta sobre formas de aprender na e com a cidade, vivenciando coletiva e colaborativamente suas possibilidades, esperanças, dramas, contradições. Essa proposição estabelece um “objeto de pesquisa” relacional em muitos sentidos. Agrega a possibilidade poética a par da possibilidade de pensar a paisagem em suas estruturas territoriais, entrelaça sua dinâmica histórica com os modos de sua apropriação e transformação, exigindo a cooperação interdisciplinar, convidando à reflexão sobre a dimensão artística e sensível que mobiliza, tanto quanto da dimensão social, técnica e política. Como anexo, apresentamos a relação de pesquisas realizadas no NEP.

Referência(s)