
O horror como performance da morte: José Mojica Marins e a tradição do Grand Guignol
2014; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 14; Issue: 28 Linguagem: Português
10.1590/1982-25542014216634
ISSN1982-2553
AutoresLucio de Franciscis dos Reis Piedade, Laura Loguercio Cánepa,
Tópico(s)Cinema and Media Studies
ResumoO artigo analisa aspectos da trilogia de Zé do Caixão, dirigida por José Mojica Marins (composta pelos filmes À meia-noite levarei sua alma, 1964; esta noite encarnarei no teu cadáver, 1967; encarnação do Demônio, 2008), sob a perspectiva da encenação do horror, originada na tradição do teatro francês do Grand Guignol (1897-1962). Discute-se, também, como os elementos gráficos do horror foram inseridos e reciclados nesses filmes, conforme mudanças de paradigmas do gênero no cenário internacional desde os anos 1960.
Referência(s)