Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A violência escolar no contexto de privação de liberdade

2010; Conselho Federal de Psicologia; Volume: 30; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1414-98932010000200002

ISSN

1982-3703

Autores

Joelma Oliveira da Silva, Marilena Ristum,

Tópico(s)

Psychodrama and Leishmaniasis Studies

Resumo

A violência no contexto escolar é um fenômeno que apresenta um forte incremento, atraindo crescentemente a atenção dos pesquisadores da área. Entretanto, as escolas instaladas nas unidades de privação de liberdade não têm merecido o mesmo interesse, apesar de sua reconhecida importância no direcionamento dos seus alunos, especialmente quando são adolescentes, para formas não delituosas de viver. Este artigo focaliza a violência dirigida ao professor por seus alunos adolescentes, em sala de aula, no contexto de unidades de privação de liberdade. A pesquisa objetivou compreender a percepção dos professores acerca do fenômeno, discutindo as especificidades das relações de ensino-aprendizagem, marcadas pelas características de uma escola inserida no sistema socioeducativo. Para a obtenção dos dados, foi utilizado um questionário com questões estruturadas e semiestruturadas, que permitiu constatar que, para os professores, as manifestações de violência se dão, em grande parte, de formas sutis, e são percebidas como capazes de afetar diretamente a atuação dos mesmos em sala de aula.

Referência(s)