Copa do Mundo 2014 no Brasil: Um Estudo das Atitudes e Envolvimento do Espectador com o Evento
2014; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 03; Issue: 03 Linguagem: Português
10.5585/podium.v3i3.93
ISSN2316-932X
AutoresJose Fernando De Sousa Mielli, Daielly Melina Nassif Mantovani,
Tópico(s)Sport and Mega-Event Impacts
ResumoO objetivo deste estudo foi identificar a relacao entre a atitude e o envolvimento do espectador com a Copa do Mundo 2014, realizada no Brasil. Para tanto, realizou-se um survey com uma amostra de 281 casos, na qual se observou que existe relacao significante e positiva entre o envolvimento com o evento e a atitude do espectador. A analise de agrupamentos indicou a existencia de tres grupos distintos de espectadores do evento; o primeiro deles, definido como indiferente; pois seus membros apresentaram escores no ponto central da escala tanto para atitudes quanto para o envolvimento com a Copa. O segundo grupo foi denominado pessimista, pois apresentou escores baixos para ambos os construtos. Finalmente, o maior grupo foi dos entusiastas, que apresentaram atitude e envolvimento favoravel com o evento. Os testes de significância nao indicaram relacao entre genero e idade dos espectadores e atitude e envolvimento com a Copa. Isto indica que a atitude e o envolvimento com o evento nao dependem do sexo ou da faixa etaria do espectador, portanto acoes de marketing que utilizem essas variaveis de segmentacao podem nao alcancar o desempenho desejado. Adicionalmente, os achados do trabalho sugerem que a Copa do Mundo dividiu a populacao; todavia, a maior parte dos entrevistados foi favoravel ao evento.
Referência(s)