Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estudo Cientométrico dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 19; Issue: 40 Linguagem: Português

10.5007/1518-2924.2014v19n40p51

ISSN

1518-2924

Autores

Maria Helena Machado de Moraes, Danilo Giroldo,

Tópico(s)

Professional Masters Programs Analysis

Resumo

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, é fundamental a análise detalhada das potencialidades de cada região. A preocupação com a distribuição geográfica da pós-graduação no Brasil tem sido tema constante de debate. Estudos cientométricos têm contribuído para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país, além de colaborar para pesquisas com indicadores sobre diferentes assuntos. Foram levantados indicadores como número e conceitos de PPGs em Educação, doutores, produção científica, população, IDEB e IDH. As fontes pesquisadas foram do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, Ministério da Educação - MEC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD. A análise da distribuição espacial dos PPGs em Educação pelo Brasil reforça os grandes vazios em termos de formação de pessoal neste nível em uma área estratégica para o desenvolvimento da nação.

Referência(s)