
"Jornal papel": documento e dispositivo pedagógico
2014; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 34; Issue: 92 Linguagem: Português
10.1590/s0101-32622014000100002
ISSN1678-7110
AutoresGuaracira Gouvêa, Melanie Pimenta, Isadora Scheer Casari,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoOs jornais estão presentes na escola em diversas situações didáticas, reforçando o papel da leitura e da escrita como definidoras de uma cultura escolar. É nisso que se fundamenta a escolha do jornal impresso como objeto de estudo. Nosso foco voltou-se para a relação texto verbal escrito e texto imagético constitutiva dessa mídia nas seções dedicadas à divulgação da ciência, buscando compreender as relações entre esses textos, na formação de estruturas que explicitam determinados modelos de ciência e possibilitam o desenvolvimento de práticas educativas. Os jornais escolhidos foram os de grande circulação nacional, referentes ao período de 2006 a 2011. As leituras indicaram que a estrutura expressa na relação texto verbal e imagético tem marcadores no sentido de controlar a polissemia, mas em outros marcadores exploram possibilidades de diferentes leituras, encaminhando uma concepção de ciência afirmativa ou de ciência indagativa.
Referência(s)