Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sobre a pesquisa em Modelagem na Educação Matemática brasileira

2014; Editora Universitária Champagnat - PUCPRESS; Volume: 14; Issue: 41 Linguagem: Português

10.7213/dialogo.educ.14.041.ds07

ISSN

1981-416X

Autores

Tiago Emanuel Klüber, Dioní­sio Burak,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Uma das principais demandas da pesquisa em Modelagem Matemática na Educação Matemática é o investimento em metaestudos de sua própria produção. Nesse contexto nossa investigação se sustentou e pôde ser empreendida sob a questão: como se mostra a pesquisa em Modelagem Matemática no Brasil, a partir dos trabalhos publicados no GT-10 do IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática? A abordagem de pesquisa, predominantemente qualitativa, inspirada na análise de conteúdo orientou os procedimentos de análise e interpretação. Os resultados obtidos apontam para uma pluralidade de temas, métodos e autores que sustentam a comunidade de pesquisa. Essas pluralidades são discutidas e aprofundadas no contexto mesmo em que se mostraram e em alguns dos seus possíveis desdobramentos.

Referência(s)