
Salto Alto: um Estudo Sobre Personalidade e Consciência de Moda
2013; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5585/remark.v12i2.2563
ISSN2177-5184
AutoresSuzane Strehlau, Ana Claudia Espirito Santo, Laura Welter,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste artigo investiga a relao entre o uso do salto alto, traos de personalidade e conscincia de moda das mulheres adultas. A teoria sobre o comportamento do consumidor afirma que a personalidade do consumidor um fator psicolgico que afeta as decises de consumo, assim como a atitude com relao moda. A abordagem a quantitativa exploratria por meio de um levantamento com 83 mulheres. Utilizou-se dois instrumentos de coleta: um questionrio sobre o uso do salto e escala de conscincia de moda; e outro com o teste HumanGuide. O mtodo de anlise utilizado univariado e multivariado com auxlio do Software SPSS e do Partial Least Squares - PLS para estimar os coeficientes. Os resultados indicam que 60% das respondentes sentem dores quando usam salto alto. Embora estilistas indiquem que um salto alto tem altura superior a 8 cm, a pesquisa indica que as mulheres consideram um salto alto a partir de 5 cm. Apenas 27,3% das respondentes com mais de 50 anos usam saltos acima de 8,5cm. O HumanGuide revelou-se bom para o uso em Marketing no sentido que os entrevistados no tiveram dificuldade em responder s questes. O uso de salto alto majoritariamente explicado pela conscincia de moda. O fator mais influente da personalidade a Estabilidade, indivduos descritos como conservador, tradicional, econmico, estvel, cauteloso, firme, srio e ruminador de idias. Dessa forma, infere-se que estas respondentes usam sapatos de salto alto por estarem relacionados a uma vestimenta elegante e tradicional.DOI: 10.5585/remark.v12i2.2563
Referência(s)