
Identidades sociais, letramento visual e letramento crítico: imagens na mídia acerca de raça/etnia
2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 51; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0103-18132012000100010
ISSN2175-764X
Autores Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoEste artigo tem como objetivo analisar a representação das identidades sociais de raça e etnia que perpassam a imagem publicada em 2005 no jornal Folha de São Paulo. Para contextualizar a questão da identidade social de raça e etnia no Brasil, reflito sobre a questão da identidade e classificação de cor/raça/etnia. No artigo, faço a proposição de uma atividade de ensino utilizando os referenciais do letramento visual e do letramento crítico (BAMFORD, 2009; BROWETT, 2009; LANKSHEAR, 2002). Concluo que imagens publicadas pelos meios de comunicação são ferramentas que podemos utilizar como uma forma de letramento crítico e, assim, colaborar para uma leitura que possibilita a formação de cidadãos críticos.
Referência(s)