Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Ensino e aprendizagem como unidade dialética na atividade pedagógica

2009; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-85572009000200005

ISSN

2175-3539

Autores

Maria Eliza Mattosinho Bernardes,

Tópico(s)

Innovative Education and Learning Practices

Resumo

Considerar a atividade pedagógica como unidade dialética requer que sejam investigadas as condições e circunstâncias que tornam possível tal objetivação e as especificidades da mesma a partir do materialismo histórico dialético, da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Concebe-se que a correspondência entre motivos/necessidades, objetivos, ações e operações nas atividades principais dos estudantes e dos educadores cria situações favoráveis para que ocorra a aprendizagem consciente. Tal fato é dependente da consciência da função ontológica do educador e do estudante como sujeitos ativos no processo de ensino-aprendizagem. Considera-se ser possível conceber a unidade dialética desde que a mesma represente uma das condições para a superação das características do sistema educacional vigente, por caracterizar-se a atividade material do homem como a que transforma o mundo material e social em mundo humano.

Referência(s)