
Distúrbios da aquisição da linguagem e da aprendizagem
2004; Elsevier BV; Volume: 80; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0021-75572004000300012
ISSN1678-4782
AutoresCarolina Rizzotto Schirmer, Denise Ren da Fontoura, Magda Lahorgue Nunes,
Tópico(s)Neurobiology of Language and Bilingualism
ResumoOBJETIVO: O objetivo deste artigo é instrumentalizar os profissionais da saúde, em especial o pediatra, para que possam agir no diagnóstico e na prevenção primária dos distúrbios de linguagem oral e escrita. FONTES DOS DADOS: Foi realizada revisão da literatura sobre o tema proposto na MEDLINE nos últimos 5 anos e foram incluídas referências de livros-texto considerados como base para a compreensão dos distúrbios da linguagem e do aprendizado na infância. SÍNTESE DOS DADOS: Sabe-se que as causas de alterações de linguagem e de dificuldades de aprendizagem podem ser variadas, apesar de existirem muitos estudos indicando fatores neurológicos para tais problemas. CONCLUSÃO: Ressalta-se a importância de uma adequada investigação buscando um correto diagnóstico para, então, direcionar o melhor tratamento indicado para cada caso.
Referência(s)