A EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA OFERECIDO PELO CEFET-RN
2008; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 3; Linguagem: Português
10.15628/holos.2007.126
ISSN1807-1600
AutoresDante Henrique Moura, Meyrelândia dos Santos Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo se insere no contexto de uma pesquisa mais ampla que está sendo desenvolvida no âmbito do Núcleo de Pesquisa em Educação – NUPED – do CEFET-RN. A mencionada pesquisa visa estudar a evasão nos cursos de licenciatura oferecidos pela Instituição a fim de detectar suas causas e propor soluções para minimizá-las. Entretanto, o presente artigo circunscreve-se à Licenciatura em Geografia e busca identificar e explicitar as principais razões que levaram vários estudantes do curso a abandonar sua trajetória acadêmica. Dados oficiais da Instituição revelam que da primeira turma que ingressou na Licenciatura em Geografia, apenas 9 estudantes concluíram no tempo previsto (6 semestres), sendo que no início, a turma era composta por 30 estudantes. A partir desses dados, coletados mediante análise de documentos institucionais, partiu-se para o estudo das causas da evasão, tendo como base quatro categorias relacionadas com esse fenômeno, ou seja, questões que dizem respeito: à Instituição; aos professores do curso; à representação dos estudantes respeito à profissão docente; às condições socioeconômicas e aos interesses pessoais dos estudantes. A investigação desenvolveu-se a partir de uma pesquisa bibliográfica, além de entrevistas com os alunos evadidos e um questionário aplicado a alguns dos professores do curso. A partir da análise dos resultados, mediante triangulação de técnicas e instrumentos (aplicação de entrevistas e de questionários), assim como de sujeitos (estudantes e professores), concluiu-se que as principais razões da evasão nas turmas pesquisadas do curso de Licenciatura em Geografia oferecido pelo CEFET-RN estão relacionadas com a categoria condições socioeconômicas e interesses pessoais dos estudantes. Finalmente, as considerações finais incluem algumas sugestões para a Instituição minimizar o fenômeno da evasão. PALAVRAS–CHAVE: Licenciatura em Geografia. Evasão. CEFET-RN.
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