Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Dicas de aprendizagem auxiliam as crianças com TDC na aquisição de uma habilidade motora complexa?

2012; Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Volume: 34; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0101-32892012000200016

ISSN

2179-3255

Autores

Josiane Medina Papst, Iverson Ladewig, André Félix Rodacki, Inara Marques,

Tópico(s)

Infant Development and Preterm Care

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar se as dicas de aprendizagem auxiliam crianças com TDC na aquisição de uma habilidade motora complexa. Dez crianças com TDC e 14 de desenvolvimento típico, de 9 a 11 anos, foram divididas nos grupos TDC com dicas (TDCD), TDC sem dicas (TDCS), desenvolvimento típico com dicas (GDTD) e desenvolvimento típico sem dicas (GDTS). As crianças participaram de sete aulas, durante três semanas, para a aprendizagem do rolamento peixe, com o uso das dicas "empurre o chão", "coloque a mão o mais longe possível" e "queixo no peito". Os resultados não foram estatisticamente significantes entre os grupos, o que evidencia que as dicas não apresentaram efeito positivo na aprendizagem do rolamento peixe.

Referência(s)