
Dicas de aprendizagem auxiliam as crianças com TDC na aquisição de uma habilidade motora complexa?
2012; Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Volume: 34; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0101-32892012000200016
ISSN2179-3255
AutoresJosiane Medina Papst, Iverson Ladewig, André Félix Rodacki, Inara Marques,
Tópico(s)Infant Development and Preterm Care
ResumoO objetivo do estudo foi analisar se as dicas de aprendizagem auxiliam crianças com TDC na aquisição de uma habilidade motora complexa. Dez crianças com TDC e 14 de desenvolvimento típico, de 9 a 11 anos, foram divididas nos grupos TDC com dicas (TDCD), TDC sem dicas (TDCS), desenvolvimento típico com dicas (GDTD) e desenvolvimento típico sem dicas (GDTS). As crianças participaram de sete aulas, durante três semanas, para a aprendizagem do rolamento peixe, com o uso das dicas "empurre o chão", "coloque a mão o mais longe possível" e "queixo no peito". Os resultados não foram estatisticamente significantes entre os grupos, o que evidencia que as dicas não apresentaram efeito positivo na aprendizagem do rolamento peixe.
Referência(s)