Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A constituição social da subjetividade: notas sobre Central do Brasil

2000; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 21; Issue: 71 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302000000200010

ISSN

1678-4626

Autores

Roseli Aparecida Cação Fontana,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Que professoras/professores estamos sendo, em tempos difíceis como os de hoje, quando a escola caminha para funcionar, cada vez mais como empresa, sendo a educação, esvaziada de seu significado humano, sua mercadoria? Nesse processo de formação e nas relações de trabalho vividas, quem estamos sendo? Quem estamos chegando a ser? Como nos re-conhecemos? Neste escrito, em interlocução com Vigotski, Bakhtin, Politzer e com o filme de Walter Salles - Central do Brasil - aproximo-me dessas questões, não para respondê-las, mas para encará-las nos dramas singulares vividos, por nós com nossos outros, em relações sociais de exclusão e de solidão, de desigualdade e violência, de modernizações impostas e preconceito.

Referência(s)