
As pesquisas sobre professores iniciantes: algumas aproximações
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 26; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0102-46982010000300003
ISSN1982-6621
AutoresSilmara de Oliveira Gomes Papi, Pura Lúcia Oliver Martins,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente texto tem como foco as investigações sobre professores iniciantes e faz um balanço do tema a partir de pesquisas realizadas no Brasil, tendo em vista a atual tendência dos estudos sobre essa etapa do desenvolvimento profissional do professor. Para tanto, são analisados os trabalhos apresentados nas reuniões da ANPEd, nos anos de 2005, 2006 e 2007, e as pesquisas disponíveis no banco de teses da CAPES - 2000 a 2007 (mestrado e doutorado). Também é analisada a pesquisa de Brzezinski (2006), em que foi apresentado o estado do conhecimento sobre a formação de profissionais da educação. O estudo evidencia que a maioria das pesquisas analisa o professor, focando sua prática pedagógica, a construção de sua identidade, a socialização profissional e as dificuldades encontradas. Demonstra também a quase inexistência de ações de formação para esses professores e a necessidade das pesquisas brasileiras se dedicarem mais ao tema, que é pouco explorado, se considerada a relevância dessa etapa profissional.
Referência(s)