Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O encontro da política nacional da educação ambiental com a política nacional do idoso

2006; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0104-12902006000300013

ISSN

1984-0470

Autores

Rosângela Machado, Fermín García Velasco, Valéria Amim,

Tópico(s)

Global Health Care Issues

Resumo

Neste artigo discutimos a possível convergência entre a Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA) e a Política Nacional do Idoso (PNI). Apresentamos um quadro comparativo de semelhanças e contradições na aplicação dessas políticas por parte da Administração Pública. A análise das políticas indica possibilidades de trabalhos comunitários e institucionais em que o idoso tenha papel de relevância na sociedade a partir de suas experiências passadas e presentes, para contribuir com a conscientização de outras gerações sobre questões ambientais. Neste sentido, a proposta é ter o idoso - partindo de sua experiência acumulada - como eixo de um trabalho ambiental, que possa oferecer às outras gerações um caminho para mudar os conceitos internalizados sobre o que é preservar o meio ambiente, constituindo-se em uma perspectiva interdisciplinar de caráter inclusivo. Trabalhar essas duas políticas públicas concomitantemente é tornar mais clara e rápida a execução de práticas primordiais para a melhora da qualidade de vida individual, da qualidade do ambiente onde vivem e da qualidade das relações interpessoais.

Referência(s)