
A clínica fonoaudiológica e a linguagem escrita: estudo de caso
2008; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1516-18462008000100006
ISSN1982-0216
AutoresAna Cristina Guarinello, Giselle Massi, Ana Paula Berberian,
Tópico(s)Stuttering Research and Treatment
ResumoOBJETIVO: partindo do pressuposto que a atividade lingüística é constitutiva do sujeito, esse trabalho busca discutir o processo de apropriação da escrita, na clínica de linguagem, a partir da relação que o aprendiz estabelece com o outro, fonoaudiólogo. MÉTODOS: foi analisado longitudinalmente o caso de um sujeito dito portador de distúrbio de leitura e escrita, o qual antes de submeter-se a avaliação fonoaudiológica apresentava produções escritas distantes da convenção ortográfica. RESULTADOS: a terapia de linguagem foi eficiente para apropriação da modalidade escrita, já que no decorrer do tratamento houve melhora e superação das queixas. CONCLUSÃO: por meio da atividade conjunta de construção da escrita, na clínica de linguagem, entre o sujeito dessa pesquisa e o fonoaudiólogo, o primeiro pode ser percebido como alguém capaz de fazer uso significativo da escrita.
Referência(s)