Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Usos do glossário do risco em revistas: contrastando "tempo" e "públicos"

2008; Springer Science+Business Media; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722008000100001

ISSN

1678-7153

Autores

Mary Jane Paris Spink, Adriana Bernardes Pereira, Lívia Barbosa Burin, Mariana Adão da Silva, Priscila da Rocha Diodato,

Tópico(s)

Social Representations and Identity

Resumo

Este artigo visa contribuir para a compreensão das maneiras de falar de risco na mídia, apoiando-se no referencial teórico da Psicologia Social discursiva. Duas estratégias complementares de investigação foram utilizadas: análise diacrônica de amostra de revista de interesse geral (210 exemplares da Veja) e sincrônica de revistas destinadas a públicos variados (101 revistas). A análise da Veja focalizou as temáticas das matérias e anos de sua publicação. Para a amostra sincrônica foram priorizadas as temáticas das revistas de modo a entender o endereçamento a públicos distintos. A análise "no tempo" sugere que os glossários do risco-perigo e risco-probabilidade já estão consolidados e seu uso traz ressonâncias dos contextos históricos em que essas tradições tomaram forma. No enquadre do risco-aventura, vimos surgir novos vocábulos para referir-se às emoções dos esportes radicais ou posicionar aqueles que optam por correr risco. Esses usos da linguagem do risco são mais bem apreendidos no fluxo da comunicação em que o público tem cara: as revistas segmentadas.

Referência(s)