
O diálogo criativo entre o compositor da música de cena e o encenador contemporâneo à luz de uma macro-harmonia
2011; Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (USP); Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.2238-3999.v1i1p102-112
ISSN2238-3999
Autores Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoO objetivo da pesquisa é identificar e propor caminhos para aprimorar o diálogo criativo entre o compositor da música de cena e o encenador dentro da realização teatral. Partiremos da premissa de que a música de cena contemporânea é constituída não somente pelos sons, mas também pelas imagens, ideias e demais elementos da encenação e que, por isso, demanda uma forma de análise atualizada, para verificar se a hipótese de uma macro-harmonia - a ideia de considerar a música como um dos elementos integrantes e modificadores da encenação ao mesmo tempo em que é também integrada e modificada por esta - constitui-se como uma possibilidade analítica e, consequentemente, se ela pode representar um possível campo, no qual o compositor e o encenador possam dialogar durante o processo de criação teatral. Este artigo tem como escopo apenas uma parte da pesquisa em andamento: a hipótese da macro-harmonia.
Referência(s)