
Perfil de comercialização das Anonáceas nas Ceasas brasileiras
2014; Sociedade Brasileira de Fruticultura; Volume: 36; Issue: spe1 Linguagem: Português
10.1590/s0100-29452014000500007
ISSN1806-9967
AutoresHélio Satoshi Watanabe, Sabrina Leite de Oliveira, Fabiane Mendes da Camara, Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida, André Afonso Alves,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoA quantidade de anonáceas comercializadas nas principais centrais de abastecimento está crescendo e concentrada na CEAGESP - 61%. As informações coletadas pelo SIEM da CEAGESP mostram, entre 2011 e 2012, o grande crescimento da oferta de atemoia e de graviola, respectivamente, 35% e 32%, entre 2011 e 2012, e a queda do volume de pinha - 20%, entre 2011 e 2012. A atemoia (54%), a pinha (41%) e a graviola (5%) são as anonáceas mais importantes comercializadas na CEAGESP. A origem é concentrada nos Estados da Bahia - pinha e graviola, e em Minas Gerais e São Paulo - atemoia. O estudo das causas da diferenciação de valor, entre lotes de atemoia de valores máximo e mínimo, de mesma classificação de tamanho, no mesmo dia, mostrou que a homogeneidade visual de tamanho é a maior responsável pela diferenciação de valor. A melhoria da seleção por tamanho é a melhor estratégia de diferenciação de valor a ser adotada pelo produtor.
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