Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

AS PROPOSTAS DE COTAS PARA NEGROS E O RACISMO ACADÊMICO NO BRASIL

2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/sec.v4i2.514

ISSN

1980-8194

Autores

José Jorge de Carvalho,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

Neste texto, oriundo da transcrição de palestra proferida no dia 15 de agosto de 2002, ocasião em que foi lançado o Projeto Passagem do Meio: Qualificação de Alunos(as) Negros(as) para Pesquisa Acadêmica na UFG, o autor defende a necessidade de cotas nas universidades federais, a fim de que o quadro de ausência de alunos negros no ensino superior seja revertido. A argumentação é dirigida ao convencimento do quadro docente dessas universidades, uma vez que serão os professores dessas instituições que terão de decidir acerca da adoção das ações afirmativas nas universidades. Palavras-chave: Ação Afirmativa; Cotas; Universidades Federais.

Referência(s)