Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O papel da consciência morfológica para a alfabetização em leitura

2009; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-73722009000100019

ISSN

1807-0329

Autores

Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota,

Tópico(s)

Writing and Handwriting Education

Resumo

Dentre as habilidades metalingüísticas três parecem ajudar o leitor aprendiz a aprender a ler e escrever: a consciência fonológica, a consciência sintática e a consciência morfológica. Das três habilidades, a menos estudada é a consciência morfológica. No entanto, este estado de coisas está mudando e está se formando um novo corpo de conhecimento sobre o papel das habilidades morfológicas e a alfabetização. À medida que esse campo de pesquisa avança novas questões teóricas e metodológicas vão sendo levantadas. Com base na literatura publicada recentemente na área, este artigo discute algumas destas questões.

Referência(s)