Artigo Acesso aberto

Comportamento do Consumidor Esportivo no Ambiente Virtual: Um Estudo das Ações e Práticas de Mercado Brasileiro, Espanhol e Português.

2014; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 03; Issue: 02 Linguagem: Português

10.5585/podium.v3i2.92

ISSN

2316-932X

Autores

Raquel Rodrigues de Amorim,

Tópico(s)

Digital Marketing and Social Media

Resumo

Neste estudo buscou-se primeiramente descobrir como a rede social esta sendo utilizada pelas empresas esportivas como uma ferramenta de marketing digital e quais as principais caracteristicas do marketing digital na busca ou estreitamento da comunicacao entre os clubes de futebol e seus consumidores. Para isso foi dividida em quatro partes esta pesquisa; sendo a primeira uma ampliacao do referencial teorico em que buscamos compreender mais sobre todas as questoes a serem pesquisadas. Em uma segunda parte fizemos um estudo a partir dos websites dos clubes de futebol integrantes da amostra para uma avaliacao e analise das possiveis falhas ou melhorias a serem questionadas pelos consumidores. Em seguida foi realizada a coleta dos dados a partir de questionarios digitais apresentados a torcedores e/ou simpatizantes dos clubes predefinidos para a amostra e por ultimo foi feito a analise dos dados atraves do programa estatistico SPSS, resultando na obtencao dos resultados atraves dos testes de Alpha de Crombach , Levene e Tukey . A partir das analises e resultado obtido chegou-se a uma conclusao do uso do meio virtual na busca de uma melhor percepcao da satisfacao dos consumidores esportivos.

Referência(s)