Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Paradigmas da educação financeira no Brasil

2007; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 41; Issue: 6 Linguagem: Português

10.1590/s0034-76122007000600006

ISSN

1982-3134

Autores

José Roberto Ferreira Savóia, André Taue Saito, Flávia de Angelis Santana,

Tópico(s)

Microfinance and Financial Inclusion

Resumo

Este artigo propõe cinco ações que auxiliam no engajamento dos agentes públicos e privados no programa de educação financeira. Para alcançar tal finalidade, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental, de modo a oferecer respaldo teórico qualitativo à descrição apresentada. O artigo inicia com a contextualização e a relevância do assunto. Aborda visões de autores internacionais sobre o tema, aprecia o estágio atual nos Estados Unidos, nos países do Reino Unido, em outros países da OCDE e no Brasil. Constata que, no país, ainda há um tratamento incipiente dessa questão, determinado pelo limitado conhecimento e reduzida experiência dos agentes envolvidos no processo de capacitação financeira. Desse modo, é necessário o fomento de ações por parte do governo, da iniciativa privada e do terceiro setor. Ressalta, ainda, que o papel das instituições de ensino é imprescindível na formação de uma cultura de poupança e na conscientização dos indivíduos para lidar com os instrumentos oferecidos pelo sistema financeiro e atender as suas demandas pessoais.

Referência(s)