Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Entre modos de ver e modos de ler, o dizer

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 28; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0102-46982012000400005

ISSN

1982-6621

Autores

Célia Abicalil Belmiro,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este texto propõe compreender como se confrontam a natureza icônica e verbal que permeiam duas linguagens, a visual e a verbal, com a finalidade de pensar os sentidos da leitura literária para crianças e refletir sobre formação de professores. A escrita é vista como uma estrutura mista, apoiada em dois registros, verbal e gráfico, e a imagem, entendida como um conjunto de figura e suporte. As abordagens sobre a relação entre o icônico e o verbal apoiam-se em estudos sobre literatura e artes plásticas dando margem à constituição de dois grandes eixos de análise: o paradoxo e o paralelo. O livro de literatura infantil oferece exemplos para a presente discussão, pois se comporta de forma dinâmica e maleável frente às diferentes mídias.

Referência(s)