Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Tempo relativístico no início do Ensino Médio

2006; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 28; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1806-11172006000300014

ISSN

1806-9126

Autores

Ricardo Karam, Sonia Maria Silva Correa de Souza Cruz, Débora Coimbra,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Este artigo relata uma intervenção de ensino realizada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio com o objetivo de abordar tópicos da teoria da relatividade restrita, imediatamente após o estudo da cinemática usual. Partindo das pré-concepções dos estudantes, analisamos a ampliação do perfil conceitual de tempo dos mesmos através do reconhecimento de sua relação com a dependência com o referencial. As atividades realizadas em sala são descritas e a análise de episódios de ensino e das respostas dos estudantes aos pré e pós-testes apontam a proficuidade da metodologia escolhida em função do sucesso da aprendizagem constatada.

Referência(s)