Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Apoio respiratório na voz cantada: perspectiva de professores de canto e fonoaudiólogos

2010; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 12; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s1516-18462010005000047

ISSN

1982-0216

Autores

Wilson Gava Júnior, Léslie Piccolotto Ferreira, Marta Assumpção de Andrada e Silva,

Tópico(s)

Phonetics and Phonology Research

Resumo

OBJETIVO: analisar a definição de apoio respiratório, assim como as estratégias de trabalho e benefícios de sua aplicação, segundo a perspectiva de professores de canto e fonoaudiólogos. MÉTODOS: seis profissionais com experiência em voz cantada foram entrevistados sobre questões relacionadas ao apoio respiratório no canto. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo e definidas quatro categorias: definição de apoio respiratório, tipo de apoio, estratégias e benefícios. RESULTADOS: os aspectos mais mencionados pelos entrevistados foram: a definição de apoio está relacionada com a participação do músculo diafragma e dos intercostais; o tipo de apoio mais adequado é o intercostal e diafragmático; dentre as estratégias de trabalho, utilizadas para a adequação do apoio respiratório, as mais citadas foram propriocepção corporal, conscientização da musculatura envolvida, equilíbrio do fluxo aéreo, alívio de tensões e correção da postura. Há discrepâncias com relação à utilização da contração abdominal, do uso de objetos de apoio, de imagens mentais e realização de vocalizes. Para os entrevistados, o maior benefício do apoio respiratório está no alívio das tensões laríngeas e melhoria na coordenação pneumofonoarticulatória. Houve pouca concordância sobre a ação benéfica do apoio, principalmente quanto à sua melhoria na emissão cantada. CONCLUSÃO: os resultados apontam para uma convergência da maioria dos entrevistados quanto à definição, estratégias de trabalho e benefícios do apoio respiratório, porém ainda sem consenso.

Referência(s)
Altmetric
PlumX