Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Os consumidores valorizam a coleta de embalagens recicláveis? Um estudo de caso da logística reversa em uma rede de hipermercados

2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0104-530x2006000300006

ISSN

1806-9649

Autores

Gisele de Lorena Diniz Chaves, Mário Otávio Batalha,

Tópico(s)

Consumer Packaging Perceptions and Trends

Resumo

Este artigo estuda o papel e a relevância dos Centros de Coleta de embalagens recicláveis como fator de atração de clientes aos supermercados. O referencial teórico que fundamenta as análises tem como conceito central a logística reversa. A literatura estudada afirma que a implantação de mecanismos de logística reversa pelas empresas é, em grande parte, resultado da preocupação crescente dos consumidores com o meio-ambiente, os quais, portanto, tenderiam a valorizar organizações que estivessem envolvidas com a reciclagem de embalagens. Para avaliar estas questões, foi realizada uma pesquisa com 105 clientes de três lojas de uma rede supermercadista em três capitais (Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte). Esta rede varejista estabeleceu uma aliança estratégica com uma recicladora de alumínio para o recolhimento de embalagens descartadas por meio da criação de Centros de Coleta em suas dependências. Os resultados da pesquisa apontam que a maioria dos clientes da rede de hipermercados em Belo Horizonte e São Paulo desconhecem a existência dos Centros de Coleta, diferentemente dos clientes da loja no Rio de Janeiro. No entanto, em todas as cidades, constatou-se que a existência de Centros de Coleta não é um fator de influência na escolha do local de compra pelos consumidores. Conclui-se que, para a campanha de incentivo à reciclagem de embalagens ser mais eficiente e abrangente, é necessário que a rede de hipermercados e a empresa recicladora despendam um maior esforço na divulgação dos Centros de Coleta e na motivação dos seus clientes para participarem desta iniciativa. Estas providências permitiriam que as empresas alcançassem uma imagem diferenciada junto aos consumidores.

Referência(s)