Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A guitarra elétrica no choro: uma análise de Odeon de Ernesto Nazareth na gravação de Olmir Stocker (Alemão)

2014; Escola de Música da UFMG; Issue: 30 Linguagem: Português

10.1590/s1517-75992014000200015

ISSN

2317-6377

Autores

Eduardo de Lima Visconti,

Tópico(s)

Schopenhauer and Stefan Zweig

Resumo

Este artigo pretende investigar como Olmir Stocker (Alemão) realiza uma adaptação da linguagem do choro para a guitarra elétrica através da transcrição e análise do contraponto presente na faixa Odeon, gravada em seu disco De A a Z no ano de 1995. Com base na definição de gênero de Franco FABBRI (1982), verifica-se até que ponto o músico imprime inovações que não descaracterizam o choro e, com isso, contribui para o desenvolvimento de uma linguagem brasileira para a guitarra elétrica a partir de um gênero reconhecido como símbolo de brasilidade.

Referência(s)