Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Para uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizagem

2008; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 12; Issue: 25 Linguagem: Português

10.1590/s1414-32832008000200010

ISSN

1807-5762

Autores

Regina Maria Varini Mutti, Margarete Axt,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

Tendo em vista uma pedagogia para ambientes informáticos na Educação a Distância, com foco privilegiado no ensino superior, este estudo se propõe a evidenciar efeitos de sentidos implicados no gesto de interpretação que idealizou uma ferramenta de comunicação (síncrona e assíncrona) - o forchat -, tomando, para análise discursiva, formulações verbais do corpus estudado que tematizam os princípios que a sustentam, nas dimensões de sua finalidade, formato e uso em classes virtuais, constituídas como comunidades de aprendizagem. Os resultados da análise destacam o desvelamento da ilusão do um, a partir da imersão dos participantes no fluxo da interação, suportado por uma outra dimensão espaço-temporal, não capitalística, para trocas interativas, e que reconhece as heterogeneidades dos sujeitos e dos sentidos produzidos, na ordem discursiva da escrita telemática.

Referência(s)