Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ciência no globo-ciência

1996; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-85571996000100007

ISSN

2175-3539

Autores

Otávio Machado Lopes de Mendonça,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi verificar as áreas de conhecimento científico que se fizeram presentes na programação do Globo-Ciência, veiculada pela Rede Globo de Televisão,verificando também as estratégias usadas e o material empregado como recursos didáticos. O material utilizado foi o catálogo da programação do Globo-Ciência-10 anos (1984-1994). Os resultados mostram que as Ciências Exatas e da Terra foi a mais apresentada no programa com 49,65%,havendo pouco espaço para as outras, vindo em seguida a Ciência da Saúde com 21,42%. Com relação as estratégias utilizadas a Pesquisa foi a categoria mais utilizada para a apresentação dos programas com 31,9%. Conclui-se que talvez, em decorrência das ciências que tiveram maior espaço, foi privilegiada a estratégia pesquisa como meio de ensino. Novas pesquisas devem ser feitas para verificar aceitabilidade e motivação do programa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX