
Ciência no globo-ciência
1996; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-85571996000100007
ISSN2175-3539
AutoresOtávio Machado Lopes de Mendonça,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO objetivo da presente pesquisa foi verificar as áreas de conhecimento científico que se fizeram presentes na programação do Globo-Ciência, veiculada pela Rede Globo de Televisão,verificando também as estratégias usadas e o material empregado como recursos didáticos. O material utilizado foi o catálogo da programação do Globo-Ciência-10 anos (1984-1994). Os resultados mostram que as Ciências Exatas e da Terra foi a mais apresentada no programa com 49,65%,havendo pouco espaço para as outras, vindo em seguida a Ciência da Saúde com 21,42%. Com relação as estratégias utilizadas a Pesquisa foi a categoria mais utilizada para a apresentação dos programas com 31,9%. Conclui-se que talvez, em decorrência das ciências que tiveram maior espaço, foi privilegiada a estratégia pesquisa como meio de ensino. Novas pesquisas devem ser feitas para verificar aceitabilidade e motivação do programa.
Referência(s)