Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A criança no varejo de baixa renda

2008; SciELO; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1676-56482008000200003

ISSN

1676-5648

Autores

Andres Rodriguez Veloso, Diogo Hildebrand, Patrícia Regina Caldeira Daré, Marcos Cortez Campomar,

Tópico(s)

Consumer Packaging Perceptions and Trends

Resumo

Este trabalho aborda um segmento de mercado ainda pouco estudado no Brasil: crianças até 14 anos pertencentes a famílias de baixa renda. Sob tal foco e mediante a teoria acerca do tema, são analisados e detectados padrões de comportamento deste segmento de mercado dentro de um ambiente de varejo supermercadista e a sua influência nesta atmosfera. Este trabalho se apóia teoricamente nas principais obras que tratam do desenvolvimento psicológico e do processo de socialização da criança, bem como em textos específicos da área de consumo infantil. A parte empírica desta pesquisa recorreu a técnicas de observações e de entrevistas para maior compreensão do objeto de estudo. Como contribuição, este trabalho gerou categorias que auxiliam a construção de uma visão holística do comportamento e do processo de socialização da criança no ambiente varejista.

Referência(s)