
A criança no varejo de baixa renda
2008; SciELO; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1676-56482008000200003
ISSN1676-5648
AutoresAndres Rodriguez Veloso, Diogo Hildebrand, Patrícia Regina Caldeira Daré, Marcos Cortez Campomar,
Tópico(s)Consumer Packaging Perceptions and Trends
ResumoEste trabalho aborda um segmento de mercado ainda pouco estudado no Brasil: crianças até 14 anos pertencentes a famílias de baixa renda. Sob tal foco e mediante a teoria acerca do tema, são analisados e detectados padrões de comportamento deste segmento de mercado dentro de um ambiente de varejo supermercadista e a sua influência nesta atmosfera. Este trabalho se apóia teoricamente nas principais obras que tratam do desenvolvimento psicológico e do processo de socialização da criança, bem como em textos específicos da área de consumo infantil. A parte empírica desta pesquisa recorreu a técnicas de observações e de entrevistas para maior compreensão do objeto de estudo. Como contribuição, este trabalho gerou categorias que auxiliam a construção de uma visão holística do comportamento e do processo de socialização da criança no ambiente varejista.
Referência(s)