
Memórias e odores: experiências curriculares na formação docente
2008; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 13; Issue: 39 Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782008000300012
ISSN1809-449X
AutoresMaria Inês Petrucci-Rosa, Tacita Ansanello Ramos,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste artigo trata de memórias escolares de estudantes de licenciatura compartilhadas na experiência do estágio, tendo como princípio de formação uma aproximação mais significativa com os fazeres do cotidiano escolar. Metodologicamente, a investigação questiona a clássica abordagem de produção de conhecimentos a partir do olhar, trazendo como elemento inovador a articulação entre a valorização de um caminho sensorial pouco usual - o olfato - e as memórias acionadas a partir dele. Na intenção de exercitar a possibilidade da escrita de histórias narrativas a partir de odores, foram propostas aos alunos as seguintes questões: que odores são sentidos no ambiente da escola onde se realiza seu estágio? Que memórias são acionadas a partir desses odores? Defendemos a idéia de que a formação docente passa também pelas memórias, muitas vezes inusitadas, pelas experiências comunicáveis e pelas sensibilidades dos professores em formação.
Referência(s)