Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Memórias e odores: experiências curriculares na formação docente

2008; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 13; Issue: 39 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782008000300012

ISSN

1809-449X

Autores

Maria Inês Petrucci-Rosa, Tacita Ansanello Ramos,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo trata de memórias escolares de estudantes de licenciatura compartilhadas na experiência do estágio, tendo como princípio de formação uma aproximação mais significativa com os fazeres do cotidiano escolar. Metodologicamente, a investigação questiona a clássica abordagem de produção de conhecimentos a partir do olhar, trazendo como elemento inovador a articulação entre a valorização de um caminho sensorial pouco usual - o olfato - e as memórias acionadas a partir dele. Na intenção de exercitar a possibilidade da escrita de histórias narrativas a partir de odores, foram propostas aos alunos as seguintes questões: que odores são sentidos no ambiente da escola onde se realiza seu estágio? Que memórias são acionadas a partir desses odores? Defendemos a idéia de que a formação docente passa também pelas memórias, muitas vezes inusitadas, pelas experiências comunicáveis e pelas sensibilidades dos professores em formação.

Referência(s)