Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A transição da comunicação corporativa: possibilidade de participação nas mídias organizacionais

2011; Intercom; Volume: 34; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1809-58442011000200008

ISSN

1980-3508

Autores

Arquimedes Pessoni,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O presente artigo investiga como as formas de comunicação participativa - que preveem a colaboração dos receptores - presentes no mundo midiático do século 21 estão sendo utilizadas no âmbito da comunicação organizacional. Foram observados três canais de comunicação de três empresas: Parceiro-repórter (Odebrecht), Jornal Interagindo (Catuaí Shopping Londrina) e TV Bunge (Bunge), destacados pela Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - por iniciativas no segmento de comunicação participativa no âmbito empresarial. Os resultados indicam que dentro das organizações, existe a possibilidade de comunicação colaborativa, naquele modelo de comunicação consentida e que não interfira no dia-a-dia da empresa, que prejudique sua imagem ou compartilhe informações privilegiadas que possa comprometer a competitividade da empresa no mercado

Referência(s)