
Gêneros textuais e reescrita: uma proposta de intervenção para o ensino de língua materna
2010; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1518-76322010000100002
ISSN1982-4017
Autores Tópico(s)Discourse Analysis in Language Studies
ResumoFundamentos do quadro epistemológico do interacionismo sociodiscursivo e dos pressupostos bakhtinianos ressoam neste artigo, cujo objetivo principal é o de averiguar os possíveis benefícios, para o ensino de língua portuguesa, de dois instrumentos pedagógicos: sequência didática e lista de controle/constatações, que são ferramentas exploradas pelos pesquisadores de Didática das Línguas da Universidade de Genebra, como potencializadoras do ensino. Decorrentes deste objetivo, avaliamos as capacidades de ação, discursivas e linguístico-discursivas de uma produção escrita do gênero "resumo acadêmico" e as distintas interações ocorridas durante as intervenções escritas. A análise possibilita a conclusão de que tais ferramentas constituem instrumentos didáticos da mestria de práticas de linguagem (re) configuradas em gêneros textuais.
Referência(s)