
Drogas na Escola: análise das vozes sociais em jogo
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 40; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/2175-623644605
ISSN2175-6236
AutoresJoão Paulo Pereira Barros, Veriana de Fátima Rodrigues Colaço,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoO artigo visa analisar vozes sociais em jogo na produção de sentidos sobre drogas entre adolescentes, em um grupo de discussão sobre saúde no contexto escolar. Ancorando-se na Saúde Coletiva e nos legados de Vigotski e Bakhtin sobre os processos de significação, são utilizados dados de uma pesquisa de mestrado operacionalizada por observações-participantes e pela formação de um grupo de discussão em uma escola pública de Fortaleza/CE. Os resultados apontam tensões entre vozes sociais nos posicionamentos dos adolescentes sobre drogas, destacando a força com que vozes alusivas a um discurso de guerra às drogas e a estratégias proibicionistas ainda circulam no contexto escolar, em que pese a emergência da perspectiva de redução de danos.
Referência(s)