Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Drogas na Escola: análise das vozes sociais em jogo

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 40; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/2175-623644605

ISSN

2175-6236

Autores

João Paulo Pereira Barros, Veriana de Fátima Rodrigues Colaço,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

O artigo visa analisar vozes sociais em jogo na produção de sentidos sobre drogas entre adolescentes, em um grupo de discussão sobre saúde no contexto escolar. Ancorando-se na Saúde Coletiva e nos legados de Vigotski e Bakhtin sobre os processos de significação, são utilizados dados de uma pesquisa de mestrado operacionalizada por observações-participantes e pela formação de um grupo de discussão em uma escola pública de Fortaleza/CE. Os resultados apontam tensões entre vozes sociais nos posicionamentos dos adolescentes sobre drogas, destacando a força com que vozes alusivas a um discurso de guerra às drogas e a estratégias proibicionistas ainda circulam no contexto escolar, em que pese a emergência da perspectiva de redução de danos.

Referência(s)