Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Considerações sobre a apropriação das noções de qualificação profissional pelos estudos a respeito das relações entre trabalho e educação

2004; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 25; Issue: 87 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302004000200006

ISSN

1678-4626

Autores

Celso João Ferretti,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Examina-se neste artigo como os estudos referentes às relações entre trabalho e educação têm se valido da noção de qualificação profissional para abordar a formação geral e específica oferecida aos jovens brasileiros, pautando-se por duas matrizes orientadoras: a técnica e a sociopolítica. Tal exame reporta-se inicialmente aos momentos de predominância do taylorismo-fordismo, transitando, na seqüência, para o período em que ganham proeminência a organização e a produção flexíveis Conclui-se que tanto os que se orientam pela matriz técnica quanto os que se pautam pela sociopolítica tendem, num e noutro período, com raras exceções, a tomar por base a concepção "essencialista" de qualificação profissional. Sugere-se que as análises e os estudos sobre as relações entre trabalho e educação poderiam ser refinados com a utilização do conceito de qualificação profissional como relação social, inclusive no que diz respeito à formação dos professores do ensino público.

Referência(s)