
PROCESSO DE BRINCAR DA CRIANÇA HOSPITALIZADA GUIADO PELO MODELO LÚDICO
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5380/ce.v19i3.36669
ISSN2176-9133
AutoresDayane Regina dos Santos, Carmem Bonfim, Verõnica de Azevedo Mazza, Marilene Loewen Wall, Nen Nalú Alves das Mercês,
Tópico(s)Palliative and Oncologic Care
ResumoO brincar é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança e durante a hospitalização pode configurar-se como estratégia de cuidado, desde que sua aplicação seja sistematizada e fundamentada. O objetivo do estudo é relatar o processo de brincar guiado pelo Modelo Lúdico. Os participantes foram três crianças do sexo masculino, hospitalizadas em um serviço de transplante de medula óssea, entre setembro e outubro de 2012. A coleta dos dados se deu por meio de instrumentos adaptados do Modelo Lúdico e se desenvolveu em três etapas: conhecendo a criança, cuidando e brincando e acompanhando a evolução do compor tamento lúdico. As crianças foram participativas, demonstrando autonomia, prazer e manutenção do papel ocupacional. O Modelo Lúdico foi considerado importante ferramenta para nortear o cuidado integral e humanizado nesse contexto.
Referência(s)