Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PROCESSO DE BRINCAR DA CRIANÇA HOSPITALIZADA GUIADO PELO MODELO LÚDICO

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5380/ce.v19i3.36669

ISSN

2176-9133

Autores

Dayane Regina dos Santos, Carmem Bonfim, Verõnica de Azevedo Mazza, Marilene Loewen Wall, Nen Nalú Alves das Mercês,

Tópico(s)

Palliative and Oncologic Care

Resumo

O brincar é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança e durante a hospitalização pode configurar-se como estratégia de cuidado, desde que sua aplicação seja sistematizada e fundamentada. O objetivo do estudo é relatar o processo de brincar guiado pelo Modelo Lúdico. Os participantes foram três crianças do sexo masculino, hospitalizadas em um serviço de transplante de medula óssea, entre setembro e outubro de 2012. A coleta dos dados se deu por meio de instrumentos adaptados do Modelo Lúdico e se desenvolveu em três etapas: conhecendo a criança, cuidando e brincando e acompanhando a evolução do compor tamento lúdico. As crianças foram participativas, demonstrando autonomia, prazer e manutenção do papel ocupacional. O Modelo Lúdico foi considerado importante ferramenta para nortear o cuidado integral e humanizado nesse contexto.

Referência(s)
Altmetric
PlumX