
Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica
2006; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 28; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s1806-11172006000400009
ISSN1806-9126
AutoresEdi Terezinha de Oliveira Grings, Concesa Caballero, Marco António Moreira,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste trabalho apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa cujo objetivo é investigar dificuldades na aprendizagem de conceitos da termodinâmica, apresentadas por estudantes do ensino médio e técnico, que podem servir de indicadores para futuras investigações sobre os chamados invariantes operatórios de Vergnaud. Tais invariantes normalmente implícitos na estrutura cognitiva dos estudantes podem servir como obstáculo à aprendizagem de conceitos. A pesquisa foi realizada com 99 estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha em Novo Hamburgo, RS, Brasil e nela fez-se uso de um instrumento envolvendo situações a respeito de conteúdos da termodinâmica que foram respondidas pelos estudantes. Encontraram-se, nas respostas dos estudantes, indicadores de possíveis invariantes operatórios.
Referência(s)