Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Políticas de regulação e mercantilização da educação: socialização para uma nova cidadania?

2005; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 26; Issue: 92 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302005000300005

ISSN

1678-4626

Autores

Nora Krawczyk,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

O texto analisa, a partir de reflexões teóricas e pesquisas empíricas, um dois eixos principais da reforma educativa ocorrida nos anos de 1990 na América Latina. Isto é, a consolidação de uma nova organização e gestão do sistema educativo e da escola, que define formas quase mercantis de delegação de poderes. Esse novo modelo de regulação supõe uma mudança radical da categoria 'sociedade civil' e 'cidadania' e vem sendo concretizado a partir de um processo de descentralização desenhado em três dimensões: descentralização entre os diferentes órgãos de governo (municipalização), descentralização para escola (autonomia escolar) e descentralização para o mercado (responsabilidade social). Busca-se analisar a concepção da reforma educacional no marco de um novo ordenamento das relações internacionais e da reconfiguração do modelo de Estado provedor e regulador para o modelo de Estado forte e minimalista e, principalmente, enquanto expressão da lógica dos binômios globalização/comunitarismo e centralismo/localismo.

Referência(s)