
Produção e compreensão de textos em uma perspectiva de desenvolvimento
2001; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-294x2001000100006
ISSN1678-4669
AutoresAna Carolina Brandão, Alina Galvão Spinillo,
Tópico(s)Neurobiology of Language and Bilingualism
ResumoTradicionalmente investigadas separadamente, a produção e a compreensão de textos são, neste estudo, examinadas de forma conjunta, investigando-se as relações entre tais habilidades em uma mesma amostra de participantes. Sessenta crianças de 4, 6 e 8 anos foram solicitadas a elaborar oralmente uma história a partir de um tema dado (tarefa de produção), e a reproduzir uma história ouvida em gravador (tarefa de compreensão) que versava sobre o mesmo tema apresentado na tarefa de produção. Apesar de ambas as habilidades se desenvolverem com a idade, não detectou-se uma correlação entre produção e compreensão de textos. Aos 4 anos, as crianças apresentavam níveis de produção mais elaborados do que na compreensão; enquanto aos 6 e 8 anos apresentavam níveis de compreensão mais elaborados do que na produção. Os resultados são interpretados em uma perspectiva de desenvolvimento, discutindo-se as diferentes formas de lidar com textos que servem de modelo para a reprodução.
Referência(s)