
Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0102-46982010000100003
ISSN1982-6621
AutoresKelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, Ricardo Tescarolo,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoO letramento informacional apresenta-se como a estruturação sistêmica de um conjunto de competências que permite integrar as ações de localizar, selecionar, acessar, organizar, usar informação e gerar conhecimento, objeto da aprendizagem, visando à tomada de decisão e resolução de problemas. A implementação desse processo ao longo da vida acadêmica representa importante aspecto na sociedade contemporânea por favorecer o progresso pedagógico e o processo de "aprender a aprender". Assim, constitui decisiva contribuição para a formação de cidadãos competentes e autônomos na busca e no uso da informação. Entretanto, para se colocar plenamente em prática o letramento informacional na educação básica, é necessário superar alguns desafios, quais sejam: a dificuldade em mudar a cultura pedagógica, a formação inadequada dos professores, as concepções de ensino-aprendizagem, a organização do currículo e a ausência de infraestrutura adequada de informação.
Referência(s)