Artigo Acesso aberto Produção Nacional

GESTÃO EMPREENDEDORA DE CARREIRAS TECNOLÓGICAS

2005; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.3895/s1808-04482005000100003

ISSN

1808-0448

Autores

Luis Maurício Martins de Resende, Sandra Korman Dib, Magda Gomes Leite,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Na busca pela competitividade, é preciso capacitar-se, não só em termos corporativos, mas também pessoais e relacionais para uma nova concepção de trabalho. Desta forma, a busca de uma inserção profissional passa necessariamente pela possibilidade de gerar e gerir seu próprio negócio, transformando sonhos e idéias em projetos e empresas. Nesta vertente, surgiram, nos últimos dez anos, disciplinas de empreendedorismo nas grades dos cursos de engenharia. Muitas vezes o foco dessas disciplinas restringe-se à elaboração de planos de negócios ou abordagem de outras ferramentas e meios técnicos para incentivo e início de pequenas e microempresas por parte dos alunos. Esse trabalho busca apontar uma outra finalidade das disciplinas de empreendedorismo nos cursos de engenharia. Em currículos fortemente baseados nas tecnologias e ciências básicas, deve o empreendedorismo atuar como ferramenta de formação humanística ao aluno, onde a reflexão deste em relação à futura carreira, suas pertinências, aspectos éticos, e envolvimento emocional para com ela possam ser refletidos. Planos de negócios podem, com propriedade, serem acompanhados ou em alguns casos, substituídos por planos de carreiras. O resultado das experiências que se valem desse caráter inovador junto a alunos de tecnologia vem sendo extremamente revelador, denotando a necessidade de uma reflexão que os currículos, em sua maioria, não dispõem.

Referência(s)
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