Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Caracterizando a Pesquisa em Informática na Educação no Brasil: Um Mapeamento Sistemático das Publicações do SBIE

2013; Linguagem: Português

10.5753/cbie.sbie.2013.22

ISSN

2316-6533

Autores

Cleyton V. C. Magalhães, Ronnie E. S. Santos, Fábio Q. B. da Silva, Alex Sandro Gomes,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Contexto: O Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) se consolidou como o principal evento científico da área no Brasil, sendo para pesquisadores e educadores, um importante ambiente de divulgação de resultados, discussão de tendências e interação entre grupos que pesquisam o tema. Objetivo: Este trabalho tem o objetivo verificar como se caracteriza a pesquisa em informática na educação no Brasil com base nas publicações do SBIE entre os anos de 2001 e 2012. Método: O método utilizado nesta pesquisa é um mapeamento sistemático, método de pesquisa secundário empregado para integrar os resultados oriundos de diversos estudos publicados anteriormente. Resultados e Conclusão: Os resultados mostram que a pesquisa em informática na educação no país é diversificada em relação aos tópicos pesquisados, abrangendo diversos contextos, porém é limitada em relação aos métodos de pesquisa, apresentado um número relativamente baixo de pesquisas empíricas.

Referência(s)